HATE AND CHAOS

HATE AND CHAOS
A Revolução já esta em curso !!!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A Ameaça Nazista na Europa.



Sabemos da existência de partidos de extremas direita que tem recebido uma expressiva representação principalmente em países da União Européia (como o Partido da Liberdade na Áustria), e isso realmente preocupa não só a própria Europa , como o mundo todo.Basta ver a algum tempo o Joerg Haider líder Partido da Liberdade, declarou suas simpatias por Hitler e chegou a condecorar soldados da SS que participaram da guerra.(nesse mesmo País esse partido vem conseguindo grande expansão entre os eleitores, chegando ao comando do Estado, nessa ocasião o governo Austríaco foi formado sob comando do Partido Popular, de centro direita, sendo que o ministério é composto por 6 representantes de cada um dos partidos políticos.A formação daquele governo era a seguinte: 52 deputados (26,91%) do Partido Popular, 52 deputados (26,91) do Partido da Liberdade, 65 deputados (33,15%) do Partido Social Democrata e 14 deputados (7,1%) do Partido Verde.(isso no ano de 2.000 preocupante não?? E na época ninguém fez muito barulho, ninguém divulgou essas informações e nem acenderam o pisca alerta)
O que muita gente não percebe é que essa forte tendência quase totalitarista (que os partidos de extrema direita tem) é um passo para transições mais perigosas ...
O totalitarismo é caracterizado pela centralização e pela imposição dos valores do Estado sobre os valores individuais.No totalitarismo, todas as atividades econômicas, religiosas, sociais ou culturais são controladas pelo Estado, que por sua vez fica sob domínio de um único partido ou um único chefe político. Os grupos que defendem o totalitarismo são anti-liberais. Ao final da Primeira Guerra mundial, os impérios haviam sido derrotados e os países liberais lideraram a reorganização mundial, liderados por USA, Inglaterra e França - os 3 grandes - que mantiveram o colonialismo e determinaram uma política imperialista também na Europa, impondo condições amargas aos paises derrotados, marginalizando a Itália e impondo uma nova divisão geopolítica a região: Formou-se o "Leste Europeu" e a Iugoslávia. Na Europa pós Primeira Guerra, todos os Países passaram a ter regimes políticos liberais, com exceção da Rússia Soviética.
No entanto, a crise econômica de varias nações, a insatisfação de vários Países com os acordos de paz e a "ameaça socialista" (eles sempre julgaram subversivo e perigosa quem não fosse de direita), fez surgir vários partidos nacionalistas e forte oposição aos governos e princípios liberais, propondo em oposição, o estabelecimento de um governo forte, ao qual a população deveria estar subordinada, como única forma de recuperação, estabilidade e prosperidade.Foi nesse campo fértil que surgiu primeiro o fascismo na Itália, liderado por Benito Mussolini e posteriormente o nazismo na Alemanha, liderado por Adolf Hitler.
Sempre acreditei que a tendência política interna de cada Estado (Nação), é que mede o real perigo nacionalista, pois o totalitarismo é a transição para sistemas mais extremistas.Pra ser mais claro , o totalitarismo e o nacionalismo caminham naturalmente para situações mais perigosas.Vejam a Alemanha de Hitler, no final da Primeira Guerra, à exaltação do sentimento nacionalista tornou-se muito intensa, principalmente em meio aos militares, devido ao isolamento que o País ficou, pois seus aliados foram derrotados no decorrer do conflito e no final dele a Alemanha fora obrigado a se render , mesmo tendo conquistado territórios.
Então imagine o quem virou a Alemanha então, eles queriam achar uma explicação para a derrota, então olharam para dentro do País, junte isso com o preconceito arrigado contra os judeus, e o forte sentimento nacionalista e o anti semitismo (que rolava não só na Alemanha, mas em toda a Europa), temos aos ingredientes perfeito para a teoria nazista. Com o tratado de Versalles, a crise econômica se fez presente na Alemanha.No ano seguinte a Liga Espartaquista (grupo comunista) organizou um golpe, que mesmo fracassado, serviu para estimular os movimentos mais conservadores, como a fundação do Partido Nacional Socialista (conhecido como NAZISTAS) que exaltando o nacionalismo, contou com o apoio da burguesia, da classe média, da Igreja católica, militares e de grande números de desempregados.O resto vocês conhecem , só faltava um líder , um bom orador e que convencesse as massas e boom !!! A primeira tentativa de chegar ao poder ocorreu em 1923, com uma tentativa de golpe que levou Hitler pra cadeia.Mas durante a década de 20 o Partido Nazista (P.N.S.) cresceu, apoiado em uma teoria melhor definida, em forte propaganda, na ação terrorista de seus grupos paramilitares e aproveitando-se da crise econômica e do elevado nível de desemprego que a Alemanha atravessava (na real o Mundo todo , pois a década de vinte foi um caos para a economia mundial, chegando ao seu ápice de caos , com a crise de 1929).
Pra resumir o que melhor expressam a doutrina nazista são: o nacionalismo exarcebado, o anti liberalismo, o anti comunismo, anti semitismo, a defesa da teoria do espaço vital (justificando o ideal expansionista).Com a crise de 1929 o governo liberal alemão foi afetado, o nazistas se aproveitaram desta situação em 1932, obtendo expressiva vitória eleitoral, fato que levou o ex-prisioneiro Adolf Hitler ao cargo de Chanceler em Janeiro de 1933, em 27 de Fevereiro as organizações paramilitares nazistas incendiaram o Parlamento, colocando a culpa aos comunistas, que passaram a serem violentamente perseguidos, muitos eliminados ! possibilitando então a vitória dos nazistas nas eleições seguinte, o que daria a Hitler plenos poderes, o resto vocês conhecem bem ...
Uma das maiores preocupações com esse ressurgimento de partido de extrema direitas e ainda obtendo expressivos resultados, se refere à Política frente aos imigrantes, pois o nacionalismo de extrema direita (ou o neonazismo), que desenvolveu-se em vários Países da Europa nas duas últimas décadas teve como principal motivação o preconceito de origem racial, atingindo comunidades de origem africana do leste europeu, Turquia ou do Oriente Medi, acusadas como responsáveis pelas dificuldades econômicas de diversos Países, uma vez que tirariam o trabalho de muitos e ainda determinariam gastos "sociais" por parte dos governo. Engraçado ... ninguém pensou nisso quando seus antepassados foram arrancados , comercializados e espalhados pela Europa em três séculos de escravidão!!
Então paremos e pensemos ... a qualquer momento o fantasma nazista ou fascista pode reerguer, e tudo leva a crer que pelos mesmos estúpidos motivos ...

2 comentários:

Anônimo disse...

o show tem banda gods cracked skull, civil olydnad, é lá perto do jabaquara e conceição. Eu acho que vou na sexta, pelo que sei tem dois shows. Já falei pro Frans, mas ele não me respondeu...
beijos

Anônimo disse...

Democracia, cada um faz, vota e defende oque bem entender...